Está procurando um destino europeu para as próximas férias? Pensou em Viena na Áustria, mas não sabe nada sobre essa cidade? Então leia até ao final porque eu apresento 10 dicas que vão fazer você colocar Viena na sua lista de favoritos para conhecer ainda este ano.
Você vai saber sobre:
Março a Junho
É uma das melhores épocas pois a temperatura está mais amena (entre 11 e 20 graus), preços mais baixos e as paisagens floridas.
Junho a Agosto
Durante o verão, a temperatura média é de 20 graus e máxima de 27. É um período de mais chuvas. É alta tempoarada então os preços são mais altos. Nesse período há muitos festivais ao ar livre gratuitos.
Setembro a Novembro
As temperaturas são mais frias, mas não como no inverno. Você pode pegar uma média de 10 graus durante o dia. Em meados de novembro começa a decoração de Natal e os mercados natalinos.
Dezembro a Fevereiro
Prepare-se para ver muita neve e paisagens lindas. As temperaturas são frias (abaixo de zero), mas tem suas vantagens: pistas de patinação e ski para esquentar o frio.
Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Áustria se permanecerem num período de até 90 dias.
⚠ Importante: Ter passaporte válido por pelo menos 6 meses.
A moeda corrente na Áustria é o euro. No indíce de custo de vida europeu, Viena ocupa a posição de 23º. É uma cidade que está na média de preços europeus para turistas. Certamente há cidades mais acessíveis, como Praga, Budapeste e Bratislava.
O transporte público em Viena é rápido, seguro e eficiente. Certamente você utilizará na maioria das vezes o metrô para percorrer as principais atrações.
Para economizar e ganhar tempo, adquira o cartão Vienna City Card.
Este é um cartão que oferece viagens em transporte público durante o período contratado em Viena na Áustria, além de descontos em museus e atrações turísticas.
Para o transporte público você pode optar por utilizar num período de 24h, 48h ou 72h.
Para adquirir o cartão, clique aqui.
Como adquirir o Cartão Vienna City Card:
No transporte público é só apresentar o Cartão Vienna City Card digital para o funcionário, caso seja pedido. Talvez você não saiba, mas não há catracas no metrô e a comprovação de pagamento da tarifa só é feita se algum funcionário pedir pelo comprovante.
Enquanto estive na cidade, vi somente uma vez funcionários na entrada do metrô. Caso decida por comprar um bilhete unitário, valide sempre seu ticket pois se você for pego sem ter pago a tarifa poderá levar uma multa de 105 euros que será cobrada na hora.
Se precisar de ajuda para obter o Cartão Vienna City Card, entre em contato com a nossa especialista em viagens, clicando aqui (é gratuito).
As 4 principais formas de transporte são U-Bahn (metrô), S-Bahn (trem), Straßenbahn (tram – o ônibus elétrico) e o autobus (ônibus).
Uma outra opção é andar a pé. A cidade é segura e muito agradável para caminhar. E também como veremos adiante alugar uma bicicleta ou patinete.
Vantagens de alugar uma bike ou patinete:
Em Viena há um sistema de aluguel de bikes chamado de nextbike by TIER.
É fácil utilizar:
Preços: os primeiros 30 minutos são gratuitos. Depois a cada 30 minutos é cobrado 1 euro. Se você quiser ficar com a bike durante 24 horas o valor é de 15 euros.
A scooter (patinete) pode ser alugada por diversas empresas. Um exemplo é a VOI que tem uma tarifa flexível que você paga o quanto utiliza (0,25 centavos de euro por minuto).
Crianças com idade abaixo de 12 anos devem estar acompanhadas por adultos com no mínimo 16 anos. Ainda é permitido levar a scooter dobrada no transporte público mesmo em horário de rush ( o que não se aplica a bikes).
Há muitas opções de restaurantes e lanchonetes. O supermercado oferece comidas prontas e a comida de rua é bem limpa e organizada.
Restaurantes
Quer provar uma comida diferente? Escolha um país e prove a comida típica. São chamados de restaurantes étnicos: vietnamistas, chineses, russos, iranianos, japoneses, uzbequistão e claro, austríaco, por que não?
Saiba que uma refeição com entrada, prato principal e sobremesa para duas pessoas sai em média de 70 a 100 euros dependendo do restaurante. Mas há outras opções mais acessíveis.
Recomendo
O cartão Vienna Pass é um meio de obter descontos, livre acesso ou mesmo não pegar filas em algumas atrações.
No entanto, é importante fazer um planejamento prévio das atrações que você tem interesse em visitar.
Isso porque em alguns casos, não vale a pena adquirir o Vienna Pass. O custo é a partir de 80 euros para a utilização em um dia.
E dependendo do número de dias em Viena na Áustria, nem sempre você vai conseguir entrar em muitos lugares numa primeira viagem.
Existe algum passeio em Viena na Áustria realizado com guia falando em português?
Sim. É um tour privado onde você vai percorrer as principais atrações de Viena na Áustria com um guia que fala em português.
O tour tem duração de 2 a 6 horas. Veja os comentários de quem já fez:
E fique por dentro dos melhores destinos de viagem
Certamente você não vai aprender alemão de uma hora para outra. Mas é de bom tom e sobrevivência, reconhecer algumas palavras que estarão frequentemente no seu caminho na cidade de Viena na Áustria.
Sou muito adepta de ficar em casas ou apartamentos do Booking.com. Isso porque na Europa há uma boa oferta de habitações confortáveis, onde você pode se sentir como uma moradora do local. Em Viena não foi diferente. Fiquei num apartamento muito bom, funcional e com ótima localização.
Você encontrará hotéis de diversas categorias em Viena, com preços variados. Optar por um apartamento pelo Booking tem a vantagem de permitir que você prepare suas próprias refeições ou lanches rápidos, ajudando a economizar no orçamento.
Veja mais opções de hospedagem no Booking.com.
Desembarque e Alfândega:
Dirija-se à Estação de Trem do Aeroporto:
Compre o Bilhete:
Embarque no Trem:
Chegue à Estação de Trem com Antecedência:
Compre o Bilhete:
Dirija-se à Plataforma:
Desembarque na Estação do Aeroporto:
De vez em quando vejo vídeos nas redes sociais de pessoas alertando sobre os pickpockets, os “batedores de carteira” pelas grandes cidades europeias. Certamente há esse tipo de contravenção na Áustria, mas não me senti em perigo em nenhum momento.
Pelo contrário, caminhei por todos os lados e nunca me senti ameaçada. Lógico que temos que tomar cuidado com os pertences, o dinheiro, a bolsa como em qualquer outro lugar turístico. Definitivamente a Áustria é muito segura.
É quase uma ponte aérea entre Viena e outras cidades. Visitei Győr na Hungria, Brno na Republica Tcheca, Bratislava na Eslováquia e Salzburgo na própria Áustria que foi o trajeto mais longo, 2 horas de trem.
A viagem é tranquila e dá para planejar com antecedência. Aliás é importante comprar os bilhetes antes para obter as melhores tarifas. Só não esqueça de verificar as moedas locais e caso precise, sacar algum dinheiro.
Já visitei várias cidades da Europa e Viena conseguiu me impressionar com sua beleza, imponência e história. Aproveite para caminhar bastante e descobrir cada canto dessa cidade que é uma das mais bonitas da Europa.
⚠ Os valores descritos no texto podem sofrer alterações.
Assista a um maravilhoso concerto de música clássica com instrumentos de época na Karlskirche, uma belíssima igreja barroca em Viena. Ouça as Quatro Estações de Vivaldi e embarque em uma fascinante jornada pelos sons do passado.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.