EXPERIÊNCIA EM SÃO PAULO

ROTEIRO CULTURAL: DESCUBRA A ARTE, GASTRONOMIA E CULTURA JAPONESA

Para quem quer ficar por dentro das últimas dicas e informações sobre os melhores destinos.

Vista da Japan House na avenida Paulista
Vista da Japan House na avenida Paulista
Explore um emocionante roteiro cultural em São Paulo. Descubra o espaço cultural da Japan House com exposições sobre a cultura japonesa. Experimente a deliciosa comida tradicional e mergulhe na cultura do chá. Participe de um workshop de chás. Este roteiro exclusivo combina arte, gastronomia e tradições japonesas em uma experiência memorável na capital paulista.

Nosso ponto de encontro é num casarão da Avenida Paulista, construído em 1935 por Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Sim, este um personagem recorrente da arquitetura paulistana e que fez história como arquiteto de edifícios icônicos da cidade. O casarão antigo e que destoa na avenida cheia de prédios altos, têm 38 cômodos e já foi morada da filha de Ramos de Azevedo. Hoje é o espaço Haroldo de Campos, homenagem feita para o poeta e escritor brasileiro. Atualmente recebe visitantes em busca de oficinas de escrita, saraus e exposições. Para quem quer tomar um café, o Ristoro é uma opção que fica entre o jardim e a casa. Aliás, o jardim é uma atração à parte com rosas bem cuidadas que destoam no asfalto da Paulista.

A nossa caminhada começa quando atravessamos a avenida de 2,8 km em direção a um dos mais modernos centros culturais japoneses do mundo. A Japan House, criada pelo governo japonês para difundir a cultura asiática pelo mundo é uma das três construções existentes. Além de São Paulo, há uma Japan House em Los Angeles, nos Estados Unidos e em Londres, na Inglaterra.

Japan House

Para os desavisados, a fachada parece feita com peças de madeira suspensas. Na verdade, Kengo Kuma, o arquiteto japonês responsável pelo projeto inovou no material utilizado. A fachada é feita de hinoki, um cipreste japonês com mais de 70 anos de idade, e painéis em malha coberta com washi, um papel artesanal do Japão. As técnicas japonesas utilizadas já foram vistas por mais de 2 milhões de pessoas desde a inauguração em 2017.

 

 

Além do edifício que é por si só uma obra de arte, há duas lojas de produtos e roupas japonesas. A loja de decoração que fica no térreo tem objetos e arranjos de plantas – as ikebanas – que são verdadeiras obras de arte. Nesse piso você encontra um espaço multimídia com vídeos e um acervo de livros sobre diversas áreas.

Japan House - escultura que faz parte da exposição Design japonês
Japan House - escultura que faz parte da exposição Design japonês

Gastronomia é destaque na culinária japonesa

Desde 2017, a Japan House disponibiliza o espaço para exposições que mostra um outro lado da cultura japonesa. Artes, design, vidro, quadrinhos, lugares no Japão, são algumas das mostras que passaram pelo centro cultural. 

 

E claro que num lugar tão convidativo e agradável não poderia deixar de faltar a comida japonesa que foi contemplada com o título de patrimônio cultural intangível da humanidade.

 

O Café Sabor Mirai comandado pela empresária Kyoko Tsukamoto demonstra que os preceitos japoneses estão presentes nos pequenos detalhes. Como por exemplo o Kodawari, um conceito sobre profissionalismo e cuidado pelos produtos e serviços oferecidos. E o Wa – ambiente em equilíbrio – que é logo percebido no espaço.

 

Experimente o Drip Coffee, um café filtrado individualmente, que se destaca pela oferta de um blend de grãos especiais produzidos especialmente para a Japan Hose nas fazendas da Ipanema Coffees em Minas Gerais.

 

Também aconselho você a provar o sanduíche de ovo, conhecido no Japão como tamago sando. Esse, feito com pão artesanal, recheado com ovo, presunto royale, pepino e maionese especial. Entretanto, o imperdível são os doces japoneses chamados de wagashi, que infelizmente não são tão comuns de encontrar pela cidade.

 

Por fim, quando tiver uma oportunidade, inclua o almoço no restaurante Aizomê da chef Telma Shiraishi. O espaço acompanha a proposta de mostrar a contemporaneidade e diversidade do Japão com pratos autorais e ingredientes vindos de fornecedores e produtores comprometidos com a  qualidade.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Mirante na Paulista: imagens falam mais que palavras

Passeios culturais em São Paulo
passeios culturais em São Paulo
Vista da Japan House na avenida Paulista

O mirante fica no 17ª andar, tem 62 metros de altura e fica no prédio do Sesc Paulista. Lá é possível ter uma visão do comprimento da avenida e tirar fotos incríveis enquanto saboreia um café.

Sempre tive a vontade de conhecer o Japão, por ser um país tão peculiar, onde o moderno e as tradições milenares caminham juntas. E uma das coisas que mais me intrigam é o que os japoneses comem diariamente? 

 

Sabemos que no Brasil, até pouco tempo atrás o sushi e sashimi reinavam absolutamente no prato dos brasileiros. No entanto, os ramens, bentôs, settos, surgem em restaurantes descolados e aconchegantes como mostro nesse artigo.

Continuando nosso passeio, é hora do almoço numa chazeria. O destaque são os chás, claro, mas a comida servida é um conjunto de pratos equilibrados: os settos. As porções podem ser de vários tipos: uma proteína, misoshiru, salada, arroz japonês. 

Para finalizar, vamos aprender sobre os chás especiais. Uma especialista na área, ministrará um workshop, introduzindo ao grupo um panorama dessa bebida tão consumida no mundo. Durante a aula é possível observar o preparo do chá, a cerâmica, a temperatura da água e o modo de mistura. E enquanto aprendemos sobre essa bebida tão popular, degustamos um doce japonês, assim como fazem na cerimônia do chá.


Para quem ficou interessada ou interessado nessa experiência, pode preencher o formulário abaixo, ou mesmo entrar diretamente em contato pelo telefone (11) 96940-0010.

Você também pode gostar:

⚠ Somos uma agência de viagens especializada em roteiros personalizados. O conteúdo deste blog é gratuito. São dicas especiais de produtos e serviços turísticos para nossa comunidade e interessados em viagens. Os links e botões que aparecem nos textos são direcionados para páginas de fornecedores parceiros. Ao clicar e realizar a compra pelos links disponíveis no blog, ganhamos uma comissão do fornecedor sem custo adicional para você. Essa remuneração é pela dedicação em detalhar dicas e informações úteis aos nossos leitores e leitoras. 

Agradeço muito por isso 🙂

Está interessada (o) em algum roteiro? Entre em contato pelo Whatsapp (11) 96940-0010

ou preencha o formulário abaixo para receber atendimento 👇

logo com fundo transparente

Agência de viagens especializada em roteiros exclusivos e personalizados. Feito com carinho ❤

Contato
Post Views: 3
Pular para o conteúdo