Para quem quer ficar por dentro das últimas dicas e informações sobre os melhores destinos.
O que é turismo de experiência? Cortei os legumes e limpei os mexilhões enquanto minha colega ao lado, uma chilena, picava as cebolas para a nossa paella feita a muitas mãos . Éramos em 8 estrangeiros e embora o objetivo da aula era preparar o típico prato espanhol, conversávamos e ríamos de nossas habilidades culinárias (ou da falta dela). Enquanto isso, o chef, um espanhol brincalhão, nos guiava e contava histórias da sua infância, no interior da Espanha.
Imagine você nessa situação, rodeada de turistas que buscam conhecer um pouco sobre a gastronomia hispânica, sobretudo ouvir histórias daquele país que parecia tão brasileiro pela alegria e espontaneidade das pessoas.
Se você gosta de viajar e além de contemplar paisagens, busca conhecer mais sobre a cultura local, esse artigo é para você. Explicarei o que é o turismo de experiência, os motivos pelos quais esse tipo de passeio está em alta e como me especializei nessa tendência.
O turismo de experiência não é uma modalidade nova de viajar. Teve inicio nos anos 90, com a popularização das experiências dentro da lógica de mercado. A partir dai, o foco das empresas não era somente em entregar um produto ou serviço, mas garantir que a experiência fosse única, exclusiva e memorável. A experiência estava atrelada aos desejos e expectativas dos consumidores.
E para ilustrar, nenhum exemplo é melhor que a Disney. A empresa foi uma das pioneiras em oferecer aos seus visitantes – que eram chamados de convidados – a melhor experiência em efeitos visuais e realidade.
Na área do turismo, muitas cidades que aparentemente não tinham atrativos turísticos relevantes, começaram a criar estratégias para atrair turistas e visitantes, criando roteiros a partir de histórias e culturas locais.
Em 2010, o governo lançou iniciativas de fomento em várias regiões rurais do Brasil para incrementar a atividade econômica local. Uma delas, na rota da uva e vinho na região serrana do Rio Grande do Sul, promoveu a diversidade cultural representada pelos imigrantes da região.
Vários negócios locais participou do projeto, entre eles, o receptivo Giordani que até hoje, desenvolve roteiros de experiências destacando as atrações locais, como passeios de maria fumaça e a epopéia italiana.
Ficou interessado (a) na experiência italiana ou no chá típico holandês?
É fato, que há uma tendência de crescimento no turismo de experiência, que se dá por um jeito diferente de se relacionar, conhecer e aprender sobre as culturas locais. O AirBnb percebeu logo que as pessoas tinham o interesse de conhecer e viver como os moradores locais de outras regiões.
O slogan “Viva como um local” foi uma das maneiras que despertaram os usuários da plataforma em busca de casas e anfitriões dispostos em apresentar sua rotina.
Os quase dois anos de pandemia também foi um fator que colaborou para que as pessoas buscassem experiências compartilhadas.
Ficamos muito tempo longe das pessoas, muitas vezes sozinhos, dentro de casa. Uma pesquisa* do Instituto Ipsos, apontou que 50% de mil entrevistados no Brasil, disseram sentir solidão “muitas vezes”, “frequentemente” ou “sempre”.
Sabemos que muitas pessoas gostam de viajar para ter contato com a natureza ou contemplar paisagens. Entretanto, há um crescente movimento de viajantes a procura de interação e conhecimento sobre outras culturas e modos de vida. E também para simplesmente conhecer e fazer amizade com outras pessoas.
Apesar do turismo de experiência não ser uma novidade, cada vez mais as pessoas procuram esse tipo de viagem. Nesses roteiros, o viajante participa de atividades que envolvem o aprendizado e conhecimento sobre práticas culturais de moradores locais
Frequentemente, os moradores são pequenos empreendedores que demonstram e ensinam como são produzidos seus produtos ou contam histórias sobre suas vidas. Ou seja, divulgam e perpetuam suas culturas, o que gera no morador local um sentimento de pertencimento e orgulho.
Para os viajantes, os roteiros de experiências são uma oportunidade para conhecer novas culturas, pessoas, lugares e para estabelecer conexões com os moradores locais e também, claro, com o grupo, que pela escolha, já estão conectados.
Acredito que você saiba que o nosso país foi um destino de vários grupos de migrantes ao longo dos anos. São pessoas de diversas nacionalidades que chegaram ao Brasil por vários motivos, mas principalmente em busca de melhores condições de vida.
Os migrantes, como forma de reavivar suas culturas e até mesmo de suprir as necessidades de seus conterrâneos, trouxeram técnicas e conhecimentos originários de seus países. Toda essa cultura pode ser apreciada através da dança, da culinária, da vestimenta e das histórias que essas pessoas guardam como um patrimônio pessoal.
Essa riqueza cultural torna-se muitas vezes, uma oportunidade de compartilhar a cultura entre a população local. Frequentemente essas demonstrações culturais tornam-se uma atividade econômica para os migrantes, que veem uma oportunidade de trocas e sustento.
Por tudo isso, apesar de trabalharmos com todos os tipos de experiências, focamos nossos pacotes de viagens em experiências que contemplem atividades e passeios ligados a cultura dos migrantes em São Paulo.
⚠ Somos uma agência de viagens especializada em roteiros personalizados. O conteúdo deste blog é gratuito. São dicas especiais de produtos e serviços turísticos para nossa comunidade e interessados em viagens. Os links e botões que aparecem nos textos são direcionados para páginas de fornecedores parceiros. Ao clicar e realizar a compra pelos links disponíveis no blog, ganhamos uma comissão do fornecedor sem custo adicional para você. Essa remuneração é pela dedicação em detalhar dicas e informações úteis aos nossos leitores e leitoras.
Agradeço muito por isso 🙂
Está interessada (o) em algum roteiro? Entre em contato pelo Whatsapp (11) 96940-0010
ou preencha o formulário abaixo para receber atendimento
No related posts.