A partir de 1858 imigrantes italianos chegavam a Gramado no interior do Rio Grande do Sul. De origem principalmente do norte da Itália, várias famílias instalaram-se na região para trabalhar nas lavouras.
Com eles, trouxeram suas culturas e tradições, preservando-as ao longo do tempo e as transmitindo de geração em geração. Por essa razão ainda é possível conhecer o cotidiano e as histórias de vida dessas famílias.
Essa conexão com os moradores locais e seus saberes nos ajudam a conhecer, respeitar e valorizar a preservação das diversas culturas que existem pelo Brasil.
Por tudo isso, te convido a participar dessa jornada conhecendo um pouco da história das famílias Lazaretti, Trentin, Dal Ri e Ramm e a região que foi retratada no filme O Quatrilho do diretor Fábio Barreto.
A interação pode nos ajudar a expandir nossas perspectivas e a desenvolver nossa capacidade de comunicação e empatia.
É hora de priorizar os pequenos negócios locais e ajudar no desenvolvimento econômico e social, trazendo mais uma alternativa de ganho para a região.
Nas viagens de experiência somos expostos a diferentes culturas e costumes. Isso nos ajuda a expandir nossos horizontes e entender melhor o mundo em que vivemos.
Conhecendo culturas diferentes você aprende a valorizar e respeitar o outro, além de incentivar a preservação das tradições locais. Só damos valor à aquilo que conhecemos.
Olá! Sou a Eanne e quero te convidar a fazer parte de um mundo de experiências de viagens. Isso significa que além de relaxar, se divertir, contemplar lindas paisagens, você vai aprender algo novo, trocar experiências e se conectar com os moradores locais.
Sou pesquisadora de viagens e estudo há anos o interesse das pessoas na cultura dos migrantes. Interesse que pode contribuir com a valorização e preservação das tradições e costumes de grupos que vivem no Brasil.
Além da minha missão de difundir a cultura dos migrantes, tenho expertise em construir roteiros diferentes e criativos. A prova disso são os mais de 30 países que já visitei, além de conhecer grande parte do Brasil.
Acredito que conhecer outras histórias de vida nos ajuda a sermos mais tolerantes, aprofunda nosso auto conhecimento e nos traz novas realidades.
Percorrer o interior de Gramado, conhecer lindas propriedades e participar de um delicioso café da colônia é o que espera quem escolhe o Tour O Quatrilho. Nas comunidades de Campestre do Tigre e Linha Tapera – onde viveram os protagonistas do livro e do filme O Quatrilho, você vai se deslumbrar com vales, mirantes, montanhas e riachos. Uma natureza singular e pitoresca.
A gastronomia é ponto forte do Tour O Quatrilho. O Café da Colônia é feito com muito carinho pela Família Ramm. Linguiça cozida, salamito, queijo colonial, lombo defumado, omelete, mostardas, geléia com pimenta, picles, cucas diversas, pães, nata, schmiers e geleias, Apfelstrudel, bolachas caseiras, rosca de polvilho, leite, café, chá, suco de uva e vinho estão inclusos no pacote.
A primeira parada é na Casa da Família Lazaretti, que desde 1880 se enraizou em um pequeno espaço de terra no interior de Gramado. Hoje, a quarta geração dá continuidade ao cultivo de videiras e à elaboração de vinho colonial e graspa.
O tour segue para o Moinho Grings, construído no final do século XIX, pelas famílias Trentin e Dal Ri. Foram estas famílias que, alguns anos mais tarde, deram origem a uma história inusitada que virou filme: O Quatrilho. Em 1952 a propriedade passou para a família Grings, dando continuidade com o trabalho do moinho, revitalizando-o para demanda da época, beneficiando o trigo, o milho, o centeio e o arroz, fazendo também outras atividades como agricultura e criação de animais.
Duração:
Aproximadamente 5 horas
Dias em que ocorre:
Sábados à tarde: saídas às 14h.
– Transporte saindo da Praça das Etnias em Gramado no horário informado;
– Acompanhamento de guia;
– Taxa de visitação na Família Lazaretti e no Moinhos Grings;
– Café da Colônia na residência da Família Ramm – com vinho e sucos inclusos.
– Bebidas não citadas;
– Transporte até o ponto de saída do passeio;
– Outras refeições não citadas acima.
E-BOOK
Escolha um dos roteiros em Gramado que vai fazer você voltar ao passado e descobrir novas possibilidades de viagens.
” Propicia contato com a
cultura local – visitando
produtores locais de doces,
vinho e cerveja. O ponto alto é o almoço de costela de chão
com pessoal vestido com
roupa típica. Sanfoneiro anima
o almoço e a volta.”
“Além do local ser muito
bonito, a explicação dos donos
colocando todo o maquinário
para funcionar foi sensacional.
Ao término, com a degustação
do chimarrão fecha com chave
de ouro a visita a este local.
Parabéns a todos pela
atenção com os visitantes!”
ABRIL
Dias: 15,27
MAIO
Dias: 6,11,13,17,18,20,27
JUNHO
Dias: 1,2,14,15,17,22,24
JULHO
Dias: 6,7,8,12,13,15,18,19,21,22,25
no cartão de crédito
Para reservas, personalização, outras datas ou mais informações sobre nossa viagem preencha o formulário abaixo:
* 2 adultos e 1 criança- mínimo 4 noites