Descubra a diversidade da cultura andina em São Paulo

Cultura Andina - produtos andinos na Feira boliviana em São Paulo
Picture of Parmênides Cuberos

Parmênides Cuberos

Com exceção da cozinha peruana, que vem merecidamente se destacando nos últimos anos, pouca atenção ainda é dada à contribuição cultural na cidade de São Paulo aos outros países andinos, em particular a Bolívia e a Colômbia.
Cultura andina - as famosas empanadas bolivianas
Cultura andina - as famosas empanadas bolivianas
Cultura Andina - produtos andinos na Feira boliviana em São Paulo
Cultura Andina - produtos na Feira boliviana em São Paulo

Começo este post com uma pergunta que às vezes me faço e que talvez possa, espero, ser um sentimento compartilhado com você, caro leitor: porque associamos, em um primeiro momento. a cultura gastronômica de São Paulo com a italiana, japonesa, espanhola, portuguesa mesmo sabendo que, de fato, São Paulo é um caldeirão de culturas, forjadas e mescladas ao longo dos séculos? 

 

Seria este um aspecto de um colonialismo estrutural que temos inconscientemente? Bom, este é assunto que precisa ser melhor desenvolvido e que sem dúvida será o motivo de um post no futuro. Por ora, falemos de uma cultura que não é das mais conhecidas para alguém que não é de São Paulo: a cultura andina.

Com exceção da cozinha peruana, que vem merecidamente se destacando nos últimos anos, pouca atenção ainda é dada à contribuição cultural na cidade de São Paulo aos outros países andinos, em particular a Bolívia e a Colômbia. 

 

Este post é dirigido à duas atrações localizadas na região central de São Paulo e que podem ser facilmente acessadas via transporte público e servir como introdução a estas riquíssimas culturas (e aqui diferencio a cultura boliviana da colombiana, ambas andinas mas com particularidades próprias).

Comecemos com a Bolívia, que é a maior colônia de imigrantes na cidade de São Paulo, com cerca de 100 mil residentes. Somente por este dado, já esperaríamos uma contribuição importante na cultura da metrópole (e aqui vale a pergunta do primeiro parágrafo, será que se fosse um país europeu ou do assim chamado primeiro mundo a sua relevância não seria mais naturalmente realçada?).

 

Todo domingo acontece no bairro do Canindé, a 850 metros do metrô Armênia (Linha 1 azul) a feira Kantuta, que é a expressão máxima da cultura boliviana na cidade de São Paulo. Vale muito a pena visitar! Como é uma cultura que não temos tanta familiaridade e conhecimento, tudo é novidade. Das saborosíssimas empanadas, descobrimos variedades impressionantes de batatas, uma bebida chamada chicha, que pode ser alcoólica ou não, e vários outros sabores e aromas típicos deste país.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Artesanatos, mantas e roupas típicas também podem ser encontradas com preços razoáveis, E não é uma feira cara, que talvez reflita o poder sócio econômico desta população imigrante. De tempos em tempos apresenta espetáculos de danças típicas bolivianas e outras expressões da cultura, que podem ser acompanhados na sua
página no Facebook .

Cultura andina - artesanato
Cultura andina - artesanato
Cultura andina - espaço na feira Kantuta
Cultura andina - espaço na feira Kantuta

Em tempo: outro grande polo da cultura boliviana, similar ao encontrado na feira Kantuta, é realizado aos sábados na Rua Coimbra, no Brás, próximo ao metrô Bresser (Linha 3 vermelha do metrô). De aspecto ainda mais popular que a Kantuta, a feira da Rua Coimbra reúne restaurantes de rua e vendas de alimentos em geral. 

 

A Colômbia tem um número bem menor de residentes na cidade de São Paulo, mas há na cidade de São Paulo um bem representativo ponto de encontro: trata-se do Café Colombiano, localizado no Bom Retiro, na Rua Três Rios, dentro da Oficina Cultural Oswald de Andrade. Administrado pelo proprietário, o simpático Rubén Dario, natural de Cali, desde 2014, o Café Colombiano oferece diariamente pratos típicos da Colômbia, como a bandeja Pisa e variadas arepas (um tipo de pão encontrado nos países andinos e na Venezuela), cafés especiais e diferentes bebidas alcoólicas típicas. 

 

Há boas opções veganas disponíveis. A casa promove e hospeda vários eventos culturais durante o ano, com lançamento de livros e sarau de poesias. Em 2022 promoveu o Circuito Cultural Colombiano, nos meses de Julho e Agosto, que coincidiu com o ciclo de Cinema Colombiano na Oficina Oswald de Andrade. A programação dos eventos pode ser encontrada na página Facebook do Café.

Café Colombiano - Bandeja Piza 2
Café Colombiano - Bandeja Piza
Café Colombiano no Bom Retiro
Café Colombiano no Bom Retiro

Informações úteis:

Feira Kantuta: Praça Kantuta, 924 – Canindé, São Paulo – SP (Metrô Armênia, Linha 1 Azul) – Domingos a partir das 11:00hs até as 19:00hs.

Feira Boliviana Brás: Rua Coimbra, Brás – travessa da Rua Bresser (Metrô Bresser, Linha 3 Vermelha) – Sábados a partir das 10:00hs até as 18:00hs.

Café Colombiano: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro (Oficina Cultural Oswald de Andrade) – Metrô Tiradentes, linha 1 azul. Aberto todos os dias exceto aos Domingos das 12:00 às 20:00hs (sábados fecha às 18:00hs).

Você também pode gostar:

⚠ Somos uma agência de viagens especializada em roteiros personalizados. O conteúdo deste blog é gratuito. São dicas especiais de produtos e serviços turísticos para nossa comunidade e interessados em viagens. Os links e botões que aparecem nos textos são direcionados para páginas de fornecedores parceiros. Ao clicar e realizar a compra pelos links disponíveis no blog, ganhamos uma comissão do fornecedor sem custo adicional para você. Essa remuneração é pela dedicação em detalhar dicas e informações úteis aos nossos leitores e leitoras. 

Agradeço muito por isso 🙂

Está interessada (o) em algum roteiro? Entre em contato pelo Whatsapp (11) 96940-0010

ou preencha o formulário abaixo para receber atendimento 👇

A procura do paraíso

logo com fundo transparente

Agência de viagens especializada em roteiros exclusivos e personalizados. Feito com carinho ❤

Contato
Post Views: 36
Pular para o conteúdo